Concreto é um material muito comum na indústria da construção civil, composto por um aglutinante combinado com agregados (pedra, por exemplo), água e certos aditivos. Sua história remonta ao Egito antigo, quando surge a necessidade de se construir grandes fundações, momento em que as propriedades naturais das pedras já não atendem mais às demandas e fica clara a necessidade de um material que pode ser moldado para assumir determinadas formas.
Embora as civilizações egípcias tenham sido pioneiras no emprego desta nova mistura, outras civilizações se dedicaram a explorar compostos similares, com diferentes materiais e recursos. Este é o caso das civilizações pré-hispânicas do México, cujas construções mostram durabilidade excepcional, tendo resistido por mais 1.500 anos sob condições climáticas severas e ainda apresentam resistência significativa quando comparadas com materiais modernos.
Hoje, o concreto continua a ser explorado por arquitetas e arquitetos mexicanos que seguem, fiéis, um discurso que preza por exibir os aspectos naturais do material, explorando o contraste deste com o mar, a praia, o deserto e mesmo a selva, ou, ainda, com outros materiais, como a madeira, o vidro e o aço. Conheça, a seguir, 20 projetos mexicanos que exploram as diferentes possibilidades do concreto aparente.